VILA DE PRADO (Solidariedade)

VILA DE PRADO (Solidariedade) -

“Cãominhada Solidária” de Prado juntou 110 pessoas e 65 cães

110 pessoas e 65 cães participaram, esta manhã, numa “Cãominhada Solidária”, organizada por Daniela Silva.
Em dia de aniversário daquela pradense, a iniciativa conseguiu angariar, a favor da Associação para a Defesa do Animais e Ambiente de Vila Verde (ADAAVV), cerca de 200 quilos de ração, detergentes, vassouras e outros produtos de enorme utilidade para o canil.


No dia do seu 32.o aniversário, a organizadora, que foi surpreendia pelos presentes com o canto de parabéns em plena praia do Faial, disse ter visto as suas expectativas serem ultrapassadas.
«Não esperava tanta coisa, sentindo uma enorme felicidade por ter contribuído para uma boa causa e agradeço a presença e os donativos de todos», informou.

Juntou-se à caminhada, entre as praias fluviais do Faial, na Vila de Prado, e o Mirante, em Soutelo, Castro Diniz, presidente da ADAAVV.
Em declarações ao jornal “O Vilaverdense”, usou palavras de apreço e de reconhecimento por tão louvável iniciativa.

«A Daniela, que já nos adoptou um cão paraplégico, tem um coração enorme e conhece as dificuldades que a Associação enfrenta no dia a dia», começou por explicar.
Dificuldades essas que, segundo informou, prendem-se, essencialmente, com a falta de voluntários e com a falta de ajuda, sobretudo com ração.
«Os voluntários numa associação aparecem e desaparecem com facilidade. A nossa Associação tem quase 26 anos, foi fundada em maio de 1998, e tem dois voluntários que estão lá há 20 anos. O resto, também dos mais antigos, são pessoas com 10, 5 e 3 anos…», explicou.

Associação precisa de mais ajudas

Falando em contas, Castro Diniz lembrou a necessidade da Associação ter mais ajudas como esta.
«As nossas despesas de exercício em 2023 ultrapassaram os 100 mil euros e a fatia maior foi gasta com o tratamento de animais doentes e acidentados. Embora, ao contrário de que muita gente pensa, nenhuma associação, privada ou estatal, tenha obrigação de realizar esses serviços, nós não conseguimos ficar indiferentes a eles. E, se as pessoas puderem ajudar com ração, já nos sobra mais dinheiro para isso», acrescentou.
Ainda na parte de ajudas, aquele responsável recordou o apoio prestado pela Associação aos animais de famílias carenciadas, o que, naturalmente, faz aumentar as despesas.

No final, Daniela Silva, num gesto de amor àqueles animais, adoptou mais um cão, transportando os dois até casa ao colo.

A realização da iniciativa contou com o empenho de alguns voluntários e de patrocinadores.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE