O Instituto Politécnico de Viana do Castelo integra o Food Chase, um projeto europeu para combater o desperdício alimentar que teve o seu arranque na última semana, em Viana do Castelo, juntando representantes dos 12 parceiros internacionais.
«Os dados mais recentes demonstram que o desperdício alimentar acontece em diferentes fases, desde a produção até ao consumo», assinala o IPVC, assumindo, assim, «a luta contra este desperdício. É uma batalha que requer esforços coordenados em todas as etapas da cadeia de abastecimento. O problema está identificado. É agora preciso encontrar soluções. E a chave reside na criação de fluxos eficientes de informação e na colaboração entre os diversos atores do setor alimentar».
O Food Chase – Food Supply-Chain Ecosystems for Sustainability é um projeto de cooperação internacional no âmbito do programa Erasmus+, que junta parceiros de Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Roménia e Suíça, e que demonstra o compromisso destas instituições na promoção da educação, da inovação e da sustentabilidade na indústria alimentar.
O projeto, com a duração de três anos, assume como principal objetivo colocar à mesma mesa pensamento académico, conhecimento científico, organizações e empresas do setor, para que, juntos, encontrem soluções capazes de promover a sustentabilidade e apoiar a economia circular através da criação de Ecossistemas de Cadeia de Abastecimento Alimentar.
ovilaverdense@gmail.com