Segunda-feira próxima, dia 8 de abril de 2024, ocorre um fenómeno astronómico de grande magnitude: um eclipse solar total.
Um fenómeno que ocorre quando a Lua se posiciona diretamente entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra que obscurece parcial ou totalmente a luminosidade solar, do ponto de vista terrestre.
Desta feita, o fenómeno será sobretudo visível numa estreita faixa dos EUA, mas será observável, pelo menos parcialmente, a partir de outras regiões.
A visibilidade deste eclipse varia consoante a localização geográfica.
De acordo com a NASA, a totalidade do eclipse será visível numa trajetória que atravessa partes da América do Norte. Esta rota inclui países como México, estendendo-se pelos Estados Unidos desde o Texas até ao Maine e alcançando o Canadá.
Em locais específicos como Cleveland em Ohio, Nova Iorque, Vermont, Maine, Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky e Indiana, residentes e visitantes terão a oportunidade de observar a totalidade deste fenómeno astronómico.
Fora desta faixa, será possível observar um eclipse parcial, onde a Lua apenas cobrirá uma parte do disco solar.
PORTUGAL
Embora Portugal não esteja na trajetória do eclipse total, os entusiastas da astronomia em território nacional poderão desfrutar de um eclipse parcial do Sol, tornando-se um momento de observação único para todos os interessados.
Segundo o portal Time and Date, com base em dados da NASA, as ilhas dos Açores serão o melhor ponto para observar o espetáculo solar.
ovilaverdense@gmail.com