EMPREENDIMENTOS

EMPREENDIMENTOS -

Empresa de Guimarães entrega parque fotovoltaico de 26,13MW em Angola

O Grupo MCA, de Guimarães, entregou ao Ministério da Energia e Águas (MINEA) de Angola o Parque Fotovoltaico de Saurimo, em Angola. Construído pela empresa vimaranense, tem uma potência instalada de 26,13 megawatts (MW), que irá produzir eletricidade “verde” para abastecer mais de 170 mil pessoas.

O projeto construído pelo Grupo português MCA, em consórcio com a norte americana Sun Africa, para o Governo de Angola, faz parte de um conjunto de sete parques solares fotovoltaicos, totalizando uma capacidade de 370 megawatts (MWp).

Esta energia é suficiente para fornecer mais de dois milhões de pessoas, com a particularidade de ser uma energia “limpa”, evitando a emissão de mais de 900.000 toneladas de CO2 por ano.

Manuel Couto Alves, Chairman do Grupo MCA, considera que abraçou o projeto «com grande entusiasmo» no âmbito da estratégia do governo angolano de eletrificação do país.

Inserido no Plano Angola 2025 do governo local, o projeto de eletrificação de zonas rurais tem como objetivo diversificar a matriz energética do país e contribuir para a redução anual de emissões poluentes em cerca de um milhão de toneladas de dióxido de carbono. As províncias de Benguela, Huambo, Bié, Lunda-Norte (em Lucapa) e Moxico (em Luena) deverão ter os parques operacionais até ao final deste ano.

Com um custo de 38,8 milhões de euros, a empreitada agora entregue, comporta um total de 44.850 painéis solares e irá produzir mais de 49.000 MWh/ano.

De forma a escoar a energia produzida, será construída uma linha de média tensão de 15 kV que fará a ligação entre o parque solar e posto de secionamento que estará preparado para as futuras ligações dos postos de secionamento de Tchicumina, Nhama e a interligação da linha da Hidrochicapa. Esta solução permite uma poupança de mais de 19 milhões de litros de combustível por ano e reduz emissões de mais de 68 toneladas de CO2 por ano.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE