O ‘Eclipse do Sol’ acontece esta segunda-feira, a partir das 18h00. Em Portugal, só será visível nos Açores, de forma parcial. A NASA vai transmitir o fenómeno em direto a partir das 18h.
No final da tarde desta segunda-feira, a Lua vai cobrir o Sol, deixando algumas regiões às escuras.
O eclipse será visível de forma total em grande parte da América do Norte, mas em Portugal só os Açores conseguirão assistir ao fenómeno, de forma parcial.
No arquiélago, adianta o Observatório Astronómico de Santana, o fenómeno pode ser visto entre as 19h00 e as 20h00 (hora local).
A revista National Geographic acrescenta que a ilha do Corvo, entre a Ponta dos Turçais e a Ponta do Baixio, terá a maior visibilidade.
A NASA vai estudar o efeito do eclipse na ionosfera, nomeadamente se pode causar perturbações nas telecomunicações, com o lançamento de três foguetões, antes, durante e após o eclipse.
A agência espacial lembra que, quer no caso do eclipse total quer para quem só pode ver o eclipse parcial, olhar diretamente para o Sol pode causar lesões graves. O fenómeno deve ser observado com óculos especiais para o efeito.
Portugal continental só assistirá a um eclipse total do Sol no dia 12 de agosto de 2026.
ovilaverdense@gmail.com