BRAGA

BRAGA -

Conferência Internacional “A extrema-direita e o assalto à democracia” em Braga

A CIVITAS Braga, juntamente com a iniciativa “Abril é Agora” e a Comissão dos Democratas de Braga e apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, promove a Conferência Internacional “A extrema-direita e o assalto à democracia”, no próximo dia 13 de abril, sábado, das 9h30 às 19h30.

O objectivo é promover a reflexão e o debate em torno do crescimento de movimentos de extrema‑direita.

Estes “colocam em causa conquistas civilizacionais, visando comprometer todas as conquistas políticas, sociais, económicas, educacionais e culturais tornadas possíveis sobretudo na segunda metade do século XX, ou, no caso português, a partir da Revolução dos Cravos, no dia 25 de Abril de 1974», aponta a organização.

«No momento atual, o recrudescer de movimentos mais ou menos extremados, conservadores, nacionalistas, xenófobos, misóginos, racistas, intolerantes, assentes em preceitos religiosos avulsos e de mãos dadas com os altos interesses económicos e financeiros mundiais, preparam-se para operar mudanças profundas nos sistemas políticos e na sociedade», continua.

«As pessoas estão impotentes perante a regressão dos direitos sociais e laborais e do Estado Social e estão vulneráveis a discursos populistas de pendor “salvador da pátria”», aponta.

Assim, às 9h30 do dia 13, a sessão abre com Anaïs Fley, da Transform!Europe. Começa, de seguida, a Mesa 1 “Porque cresce a extrema‑direita? A crise do neoliberalismo” com os oradores Cecília Honório, Fernando Rosas e Jaime Roque.

 Pelas 11h40, a Mesa 2 tem como título “A nova extrema‑direita e o fascismo histórico” e como oradores Bruno Madeira, Hugo Palheta e Manuel Loff.

Durante a pausa do almoço das 13h15 às 14h30, há uma atuação do Coro de Abril. O momento é seguido pela  Mesa 3 – “Feminismo e a extrema‑direita”, por Andreia Peniche, Sheila Khan e Virgínia Ferreira.

Os últimos encontros são “A extrema‑direita, a Imigração e o Estado Social” (José Soeiro, Manuel Carlos Silva e Rita Ribeiro) e, por fim, “A cultura e a extrema‑direita” (José Manuel Lopes Cordeiro, Manuel Sarmento).

A conferência é gratuita, com necessidade de inscrição prévia, que pode ser feita aqui: https://forms.gle/Duo1FbZYAEP8WBaz8.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE