Atiães inaugura Praça de Santiago e Parque de Estacionamento da Liberdade no Dia da Freguesia (c/ fotos)

A freguesia de Atiães assinalou o Dia da Freguesia com a inauguração da Praça de Santiago e do Parque de Estacionamento da Liberdade, dois novos equipamentos localizados no centro cívico e concretizados, segundo a Junta de Freguesia, exclusivamente com recursos financeiros próprios, sem recurso a apoios municipais ou governamentais.

A cerimónia de inauguração integrou o programa comemorativo do fim de semana e contou com o descerramento das placas evocativas, onde é destacado que ambas as infraestruturas foram executadas com verbas da freguesia e inauguradas “pelo povo de Atiães”.

O presidente da Junta de Freguesia, Samuel Estrada, sublinhou o esforço desenvolvido para concretizar o investimento. “Esta obra estava preparada desde 2025 e foi concluída ainda hoje, com a colocação das floreiras, dos bancos e candeeiros. Não tivemos apoios municipais ou governamentais, mas teremos mais oportunidades, certamente.”, destacou, dirigindo-se ao vice-presidente da câmara de Vila Verde, Manuel Lopes, presente no local .

O autarca, eleito pelo movimento independente Atiães com Futuro, enalteceu ainda a capacidade da comunidade em concretizar projetos estruturantes para a freguesia. “A nossa população foi capaz de fazer e transformar a nossa terra.”, acentuou.

Samuel Estrada destacou que os novos equipamentos integram uma estratégia mais ampla de valorização do espaço público. “É um investimento que enquadra o nosso projeto de valorização e qualificação dos espaços públicos.”, referiu.

O presidente da Junta revelou igualmente que a intervenção terá continuidade com novos projetos para a freguesia. “A Praça de Santiago terá continuidade com a construção da avenida até à Capela de São Sebastião e com a valorização do Passal.”, acrescentou.

Após a inauguração, as comemorações prosseguiram no Passal da Freguesia, onde decorreu uma tarde recreativa com exposição de produtos e trabalhos das coletividades locais, atividades para crianças, incluindo um insuflável, e animação musical a cargo do grupo Canto D’Aqui.

O programa do Dia da Freguesia incluiu ainda momentos dedicados à gastronomia tradicional, música popular e um torneio de futebol, proporcionando um fim de semana de convívio entre a população e reforçando o espírito comunitário.

Com a inauguração da Praça de Santiago e do Parque de Estacionamento da Liberdade, Atiães passa a dispor de dois novos espaços públicos destinados a melhorar a mobilidade, a funcionalidade do centro cívico e a qualidade de vida dos seus habitantes, reforçando a aposta da Junta de Freguesia na requalificação urbana e na valorização do património local.

[email protected]

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais