A Câmara Municipal de Vila Verde vai atribuir bolsas de estudo a 235 alunos do ensino superior residentes no concelho, num investimento previsto de 71 mil euros, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
Em comunicado, o município refere que “a medida de apoio e incentivo à formação universitária dos jovens visa de forma particular apoiar famílias em condições socioeconómicas mais desfavoráveis” e que “as bolsas atribuídas variam consoante os níveis de rendimentos do agregado familiar, podendo atingir um máximo de 100 euros mensais por aluno”.
A presidente do executivo camarário, Júlia Fernandes, destacou a componente social na sustentação de “um instrumento que integra um vasto conjunto de iniciativas do Município, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento humano e a igualdade de oportunidades entre os cidadãos”.
“Minimizar o impacto das diferenças sociais no acesso à educação constitui um ponto fulcral na definição das prioridades das políticas públicas conduzidas pelo Município de Vila Verde”, conforme sublinhou Júlia Fernandes, valorizando a importância da medida para a valorização do território.
Na fundamentação da iniciativa aprovada por unanimidade, o executivo camarário reitera que se trata de “uma medida de incentivo à frequência do ensino superior, de molde a capacitar os jovens para os desafios profissionais cada vez mais exigentes e a dotar o concelho, a região e o país, de quadros técnicos essenciais ao desenvolvimento socioeconómico”.
De acordo com o regulamento municipal, as bolsas abrangem alunos que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais (CTSP) e mestrados. No âmbito das medidas de incentivo ao voluntário, os candidatos pertencentes ao corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde têm acesso ao valor máximo da bolsa, que é de 100 euros mensais.