A Câmara de Braga e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realizaram, esta quarta-feira, uma visita às obras de regularização e naturalização do rio Este, que estão a decorrer na zona da lagoa, no Parque Desportivo da Rodovia.
Esta intervenção tem um custo total de 650 mil euros, contando com um financiamento de 450 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A obra, que se iniciou há cerca de um mês e deverá estar concluída em agosto, contempla a retirada do betão, a renaturalização das margens, a introdução de uma rampa de acesso à lagoa e a colocação de bancos de jardim.
“Nesta área temos uma novidade, que é a criação de uma zona de aproximação das pessoas à água para que possam usufruir da melhor forma deste espaço. Temos efetuado, ao longo destes anos, um trabalho de melhoria contínua da qualidade da água que está a ter resultados bastantes positivos, permitindo recuperar e devolver à comunidade um rio que esteve abandonado durante 30 ou 40 anos”, afirmou Altino Bessa.
O vereador do Ambiente da Câmara de Braga sublinhou que esta intervenção possibilitará a introdução de corredores verdes, galeria ripícola e, consequentemente, uma maior riqueza em termos de biodiversidade.
A obra surge na sequência da primeira fase do plano de renaturalização do rio Este realizada em 2014, entre o hotel Meliã e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL). Para a última fase da renaturalização, que prevê o prolongamento desta intervenção da zona da lagoa até à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, está já garantido o financiamento da APA em 1,5 milhões de euros.