BRAGA

BRAGA -

Galeria de arte de Braga ultima preparativos para mostrar exposição de João Tabarra

A zet gallery, em Braga, inaugura este sábado a exposição “Teimosamente persisto em adorar a liberdade”, do autor português João Tabarra, com curadoria de Helena Mendes Pereira, cujo título foi inspirado numa expressão do poeta francês Arthur Rimbaud.

A exposição, que também pretende comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos, consiste numa reflexão sobre o presente e o futuro de um país que “parece perder-se nos muros labirínticos de um passado triste em que terá ficado aprisionado”, segundo Helena Mendes Pereira.

João Tabarra, conhecido pela sua voz atenta, interventiva e livre, recorre à fotografia, ao vídeo e ao texto, como forma de pensamento e de construção da narrativa que as imagens traduzem.

“Com um corpo de trabalho coerente e nunca apressado, sempre na iminência do que é político e do que é tomada de posição, a poesia visual do artista traduz-se numa plasticidade de escala humana, com forte recurso à autorrepresentação, em que as metáforas se confundem com semióticas simples e de leitura clara”, acrescenta a curadora.

Memória, tempo, luta, nascimento e morte são conceitos que consubstanciam a escolha de quinze obras, algumas delas inéditas, e todas elas em torno dos conceitos de liberdade, numa exposição biográfica, onde protagonizam os pais de João e até o seu próprio corpo, entre outros.

A exposição estará patente até 06 de julho.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE