Mais de uma centena e meia de militares da GNR escolheram a zona fluvial do Faial, na margem direita do Cávado, na Vila de Prado, Vila Verde, para uma jornada de convívio promovida pelos militares do Comando Territorial de Braga.
Entre atividades desportivas e lúdicas, o dia está a ser passado com caminhadas, corridas, natação, ciclismo, voleibol, fito, sueca, entre outros.
Usufruindo do parque de merendas daquele recinto, o almoço fez-se ao ar livre aproveitando a tranquilidade e a beleza do Faial e do rio Cávado.
Arroz de feijão, bifanas e um porco no espeto, ajudaram, naturalmente, a “recarregar baterias”.
«Tomei posse há um ano e meio e, hoje, fiquei maravilhado com este espaço, o qual reúne todas as condições para se praticar desporto e para convivermos», observou o tenente-coronel Carlos Morgado, comandante do comando territorial de Braga da GNR, em declarações ao jornal ‘O Vilaverdense’.
Sobre o convívio, aquele responsável descreveu-o como «uma forma salutar de se reunirem, fugindo ao stress do dia a dia e cultivando mais um pouco a camaradagem, conhecendo-nos melhor uns aos outros».
A Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta de Freguesia da Vila de Prado, como já tem acontecido em eventos semelhantes, associaram-se ao evento, “abrindo as portas” daquela praia e dando as boas-vindas a todos os elementos da GNR.
«É um motivo de orgulho termos a “Vila dos Sonhos”, aqui junto da ecovia, para acolher toda esta gente, à qual eu agradeço por ser a primeira força de intervenção a defender o nosso território, ficando nós sempre com a sensação de segurança», afirmou a presidente da câmara municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, que também marcou presença no convívio, ao lado da equipa de vereação e do autarca da vila de Prado, Albanos Bastos .
Alias, o presidente de Junta da Freguesia da Vila de Prado começou por lembrar as «excelentes relações pessoais e profissionais» mantidas entre os dois organismos, para, de seguida, mostrar «toda a disponibilidade da Junta de Freguesia em colaborar com as autoridades», criando condições para que «todos desfrutem deste local».
Estes convívios, realizados de forma esporádica, pretendem juntar o maior número possível de militares das subunidades de Braga, proporcionando-lhes um dia sem farda e longe da actividade operacional.
ovilaverdense@gmail.com
Por Emílio Costa (CO 1179)