O restaurante Camelo, de Apúlia, conquistou o primeiro prémio, Qualidade Gastronómica, com o prato «Lampreia assada no forno», na 25.ª edição da iniciativa «Março com Sabores do Mar» 2024, em Esposende. A entrega de prémios decorreu esta no Auditório Municipal de Esposende, uma sessão de entrega de Diplomas, Lembranças e Prémios aos participantes.
Nesta vigésima edição do concurso, o segundo lugar é partilhado pelos restaurantes «Água-pé», que concorreu com «Filé de peixe-porco com arroz mariscado», e «Pedrinhas», que apresentou «Arroz de robalo com amêijoa». O restaurante «Varandas do Cávado – Hotel Suave Mar» classificou-se em terceiro lugar, com o prato «Robalo confitado aos aromas de maracujá».
A avaliação dos 14 pratos/restaurantes a concurso esteve a cargo do Júri presidido pelo enófilo José Silva e constituído, ainda, pelos Chefe António Alexandre e Álvaro Costa, e pelos jornalistas António Catarino e Francisco Gil, que justificou estas distinções com a qualidade da confeção do prato, excelência dos géneros, apresentação e palato.
«Extremamente satisfeito» foi como se declarou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende face aos 25 anos do «Março com Sabores do Mar», sentimento justificado «pela envolvência, abrangência e dinâmica criadas em torno do evento». O trajeto do evento está condensado no livro «25 anos do Março com Sabores do Mar», que foi apresentado na sessão pelo técnico responsável pelo serviço de turismo da Câmara Municipal, José Costa, sessão onde foi apresentado também o filme retrospetivo.
Numa intervenção incisiva, o Presidente da Câmara Municipal realçou o «vigor e o fulgor do setor da restauração no concelho e saudou os empresários pela adesão a esta iniciativa do Município, que se assume como um incentivo à dinamização da economia local e com comprovado impacto económico». Do mesmo modo, salientou o envolvimento
da comunidade escolar nesta iniciativa, num quadro mais abrangente orientado para a sustentabilidade e para o combate ao desperdício alimentar, entre várias outras vertentes.
O Presidente do júri do concurso gastronómico, José Silva, reiterando o que havia dito na apresentação do evento, realçou a evolução positiva da restauração de Esposende. «Este ano foi o mais difícil de todos para o júri
tomar decisões», afirmou, notando que «dos 14 restaurantes concorrentes não houve nenhum abaixo de Bom e houve muitos Muito Bom». José Silva considera que tal reflete «a vontade da restauração tradicional de Esposende de fazer cada vez melhor».
ovilaverdense@gmail.com