A 10ª StartPoint@UM – Feira de Emprego e Empreendedorismo da Universidade do Minho começa esta terça-feira, no Complexo Pedagógico II do campus de Gualtar, em Braga.
O programa prevê cerca de 70 empresas presentes, mais de 1000 propostas de emprego, estágios e bolsas de investigação, além de 14 sessões paralelas (talks, formações,workshops) e apoio técnico personalizado. A entrada é livre.
A organização do evento, que se prolonga até 15 de Novembro, quinta-feira, cabe à Associação Académica da UMinho(AAUM), através do GIP – Gabinete de Inserção Profissional e do Liftoff – Gabinete do Empreendedor, tendo o apoio da UMinho e o co-financiamento do Programa Operacional Regional do Norte, do Portugal 2020 e doFundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A Reitoria adiantou que o primeiro dia vai ser exclusivamente dedicado à formação, com workshops como “Conseguir emprego em 30 dias” e “Ideias ridículas transformadas em negócios”, destinados a preparar os interessados para o contacto com as empresas nos dois dias seguintes.
A sessão de abertura oficial da “StartPoint@UM” decorre na quarta-feira, às 9h30, no auditório B1, com as intervenções previstas do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, da directora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, Isabel Oliveira, e do presidente da AAUM,Nuno Reis.
MERCADO DE TRABALHO
O evento – diz a UMinho – pretende estabelecer o contacto direto entre os jovens adultos e o mercado de trabalho através da divulgação de oportunidades, do desenvolvimento de competências e do networking.
O público-alvo é a comunidade académica (alunos, ex-alunos, investigadores, docentes, funcionários), bem como os desempregados e empreendedores com qualificações de nível superior da região. Os participantes vão poder realizar candidaturas instantâneas numa plataforma tecnológica, através do “upload” do seu currículo e outros documentos.
A iniciativa permite ainda às entidades partilharem os seus projectos e experiências com a comunidade académica, expandirem a rede de contactos e divulgarem ofertas de emprego e medidas de estímulo ao empreendedorismo junto dos alunos e alumni da UMinho.
O número de propostas de trabalho e de empresas inscritas tem vindo a crescer a cada edição.
FOTO: Nuno Gonçalves