A Praça do Município de Vila Verde acolhe amanhã, 21 de maio, às 10h00, as celebrações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Uma ação que – de acordo com a autarquia – «se pretende destacar o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável, salientado o manifesto das Nações Unidas “Fazer a ponte entre as culturas é urgente e necessário para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento”».
De forma assinalar este dia será realizada uma Exposição pública da Campanha ‘Be everything, belong’, com os retratos dos participantes do concelho de Vila Verde e será exposto o Manifesto pela Diversidade e Pensamento Crítico e o hastear da bandeira do Movimento de Municípios pela a Paz, do qual Vila Verde é parte integrante.
A EFEMÉRIDE
“Be everything, belong” é o mote da campanha para promover a inclusão e interculturalidade, promovendo um sentimento de pertença em comunidades diversas.
Esta iniciativa, apoiada pelo Inside Out Project e financiada pela Comissão Europeia, culminou numa ação coletiva de arte pública envolvendo mais de 130 ativistas de toda a Europa.
Jovens de 16 cidades e 6 países participaram deste movimento, expressando seu compromisso contra o ódio e discriminação, através de retratos exibidos em locais públicos na Suécia.
Esta ação, parte do projeto NET_IDEA, coordenado pelo ICEI, teve como objetivo principal fortalecer o diálogo sobre diversidade e inclusão entre as autoridades locais.
O projeto também incluiu iniciativas como o “Juventude Anti-Rumores 2023”, onde jovens criaram um Manifesto pela Diversidade e Pensamento Crítico.
Este manifesto, elaborado por e para jovens, destaca a importância de combater estereótipos, preconceitos e discriminação, promovendo uma sociedade mais inclusiva e verdadeira.
ovilaverdense@gmail.com