RELIGIÃO

RELIGIÃO -

Vigília e adoração eucarística no Arciprestado de Vila Verde

Inserido no 5º Congresso Eucarístico, desde a segunda-feira de Páscoa, o Santíssimo está em adoração na Arquidiocese de Braga. Termina no Arciprestado de Vila Verde entre os dias 25 e 29 de maio.

Segundo o arcipreste de Vila Verde, padre Sandro Vasconcelos, a adoração “acontecerá em cinco zonas pastorais para que todas as paróquias se possam congregar nestes momentos de oração”.

“Começa sempre com uma vigília de oração, às 21h00. Encerra, também às 21h00, com 30 minutos de adoração. É uma proposta de oração diversificada”, refere o sacerdote.

A vigília de oração acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio, em Prado, Duas Igrejas, Aboim da Nóbrega e Pico de Regalados, respetivamente.

No encerramento em Prado, dia 26, há uma reflexão sobre a Bíblia da Eucaristia, com o biblista e pároco de Prado, padre João Alberto Correia. No dia seguinte, em Duas Igrejas, a proposta é a declamação de poemas eucarísticos ao som de harpa, interpretada pela conceituada harpista Eleonor Picas.

Dia 28, um clamor eucarístico pela banda musical de Aboim da Nóbrega encerra o momento de adoração em terras de Nóbrega. Termina, em Pico de Regalados, com um recital de órgão, no órgão ibérico da igreja local, pelo organista José Alberto Rodrigues.

Dia 30, dia de Corpo de Deus, pelas 17h00, todo o arciprestado está convidado a meia hora de adoração com melodias salmódicas. Às 17h30, o santíssimo sai à rua, em procissão eucarística, percorrendo as artérias do centro de Vila Verde.

Nesta profissão todas as paróquias se representarão com a bandeira do santíssimo, bem como com dois acólitos que se farão acompanhar do turíbulo e naveta. “Agora…é só sair de casa e comungarmos juntos estes momentos de oração”, apela o padre Sandro Vasconcelos.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE