A Associação Florestal do Cávado, liderada pelo vilaverdense Carlos Cação, vai ter nova equipa de sapadores florestais em Barcelos, tornando-se a associação com maior número de equipas de sapadores florestais em Portugal.
A criação desta nova equipa concretiza-se no âmbito da candidatura apresentada ao concurso lançado pelo despacho n.º 730-B/2018, para criação de equipas de sapadores florestais (ESF), em que foi seleccionada a proposta apresentada para o concelho de Barcelos.
Liderada por Carlos Cação desde 2016, a Associação Florestal vai passar a dispor de um total de oito equipas de sapadores florestais.
À recentemente criada para o concelho de Braga, juntam-se equipas nos concelhos de Terras de Bouro, Amares, Esposende, duas em Vila Verde e agora também duas em Barcelos.
A nova equipa de sapadores florestais será constituída por uma equipa de cinco pessoas a trabalhar diariamente na floresta, com equipamentos e recursos específicos para reforçar a vigilância e o combate a incêndios.
Segundo o presidente da Associação Florestal do Cávado, «esta conquista é, sem dúvida, uma mais-valia para a área dos municípios do Cávado, permitindo reforçar os meios de protecção e valorização da floresta e do património natural desta região».
Carlos Cação sublinha «a estreita relação que a Associação tem mantido com os seis Municípios do Cávado», destacando «a forte colaboração e o assumido empenho dos presidentes de Câmara para o sucesso da intervenção da AFC, como aconteceu neste mais recente processo» da parte do líder autárquico barcelense, Miguel Costa Gomes, que culminou na conquista de mais uma equipa de sapadores.