Perto de três centenas de folcloristas estiveram reunidos este domingo na Vila de Prado para celebrar o ‘Dia do Folclore’ português. 12 grupos/ranchos do concelho estiveram concentrados no Faial, junto à margem do Cávado, para celebrar o folclore, do cancioneiro às danças, passando pelo traje e outros traços da etnografia do concelho.
Uma missa realizada no varandim do Faial, considerada um momento histórico pelo facto de ser a primeira vez que tal ali aconteceu, um almoço-convívio com a presença de todos os participantes e uma tarde dedicada aos cantares e danças do folclore, destacando-se as 3 danças com os pares de diferentes grupos/ranchos, numa ação coletiva de demonstração da força do folclore do concelho de Vila Verde.
“Um momento de emoção”
Albano Bastos, presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, referiu-se ao evento como “um momento de emoção”, recordando a união ali demostrada, inclusive na celebração da eucaristia.
“União e empenho de todos os ranchos”
Paula Vieira, presidente do Rancho Folclórico da Vila de Prado, um dos ranchos empenhamos na organização desde a primeira hora, destacou a “União e empenho de todos os ranchos”.
Um “Vira Geral” e alguns jogos tradicionais, serviram para encerrar o Dia dedicado ao Folclore Português.
ovilaverdense@gmail.com
Por Emílio Costa (CO 1179) com Foto Toni