CORPO DE DEUS

CORPO DE DEUS -

Ponte de Lima trabalhou toda a noite para criar tapetes para o ‘Corpo de Deus’

Foi uma noite longa, trabalhosa e criativa em Ponte de Lima. Durante quase toda a madrugada, algumas dezenas de pessoas puseram mãos à obra e criaram os sempre imponentes e belíssimos tapetes para assinalar a festividade do ‘Corpo de Deus’.

A tradição de ornamentar as ruas do centro histórico para a procissão do Corpo de Deus surgiu no início do século XVIII.

Em Ponte de Lima, esta tradição cumpre-se anualmente na noite que antecede a celebração do Corpo de Deus, com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico da Vila.

As ruas cobrem-se de tapetes floridos que refletem o empenho e a devoção dos moradores que, movidos pela fé, trabalham incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão.

Para dar forma e cor aos desenhos, os moldes são enchidos com serrim, flores e ramos de arbustos, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.

O CORPO DE DEUS

A solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264.

Na origem, a solenidade constituía uma resposta a heresias que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa do Corpo de Deus.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE