Em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Município de Ponte da Barca inaugurou uma escultura comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.
A cerimónia decorreu no Largo 25 de Abril, homenageando, como salientou o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, durante a cerimónia, «os verdadeiros heróis deste evento transformador: os Militares que ousaram derrubar a ditadura e o Povo, que aderiu de imediato e ergueu bem alto a bandeira da Liberdade, preservando-a até aos dias de hoje».
A escultura, obra do artista Pedro Figueiredo, que agradeceu ao Município a «confiança para a criação desta obra que é, também, uma homenagem à celeste dos cravos», é uma figura feminina moldada em bronze, com 1,90 metros de altura, que segura um cravo, símbolo icónico da revolução que mudou o curso da história portuguesa.
No mesmo dia, foi também assinalado o 500º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos maiores símbolos de identidade de Portugal e uma referência para toda a comunidade Lusófona, com a inauguração de uma placa comemorativa para honrar a memória e o legado deste poeta maior.
A cerimónia contou com a presença de Presidentes de Junta de Freguesia, do Presidente da Assembleia Municipal, Bombeiros Voluntários e cidadãos que quiseram prestar homenagem aos heróis da Revolução dos Cravos.
«Este evento duplo reforça a ligação entre o passado e o presente, celebrando a liberdade conquistada em 1974 e homenageando um dos maiores poetas da língua portuguesa, num testemunho vivo da identidade e da cultura de Portugal», conclui a autarquia barquense.
ovilaverdense@gmail.com