As festas de São João de Braga são o tema do próximo Itinerarium, que decorre já no próximo sábado, 15 de junho, pelas 10h00, tendo como ponto de encontro a capela de São João da Ponte. A visita à “Cidade Vivida” será guiada por André Marcos, da Associação das Festas de São João de Braga.
Nesta visita, serão evidenciados os principais momentos destes festejos que, a partir de meados do século XIX fundem as duas celebrações dedicadas a São João Baptista: a do São João da Ponte e do São João do Souto.
“Se a primeira tinha como característica principal a realização de uma feira franca, a segunda juntava às habituais celebrações religiosas uma procissão, onde figurava a Dança do Rei David e o Auto dos Pastores. Estes elementos distintos enriquecem esta celebração híbrida entre o sagrado e o profano, em perfeita simbiose entre tradição e modernidade, consolidada como momento alto do calendário anual bracarense”, refere a autarquia.
A participação na iniciativa é de entrada livre, mas os interessados deverão efetuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.
O projeto Itinerarium conta com a curadoria científica de Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.