Como manda a tradição, o sábado das festas de Santo António de Vila Verde é marcado pelo Festival Folclórico Luso-Espanhol. Numa noite de tradição, a 63ª edição levou ao palco das festas três grupos nacionais e dois espanhóis.
De Portugal, além de Vila Verde, estiveram presentes o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril (Castro Daire, Beira Alta), o Rancho Típico de Pombal (Alta Estremadura) e o Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém (Ribatejo). Do país vizinho, chegou de Ponteareas, na Galiza, o Grupo de Baile e Música Tradicional Sadeo, e de Sevilha, na Andaluzia, o Grupo de Danzas “Ciudad de Dos Hermanas”.
Com os trajes típicos da sua região, cada grupo contou a sua história em danças e cantares. Neste Festival, todos os anos, é possível ficar a conhecer diferentes culturas. Muito aplaudidos pelo público presente, todos os grupos convidados receberam um Lenço dos Namorados como agradecimento por parte do rancho vilaverdense.
Em casa, o Grupo Folclórico de Vila Verde contou com diversos adereços ligados à tradição agrícola. Durante a sua apresentação, foram ilustrando cenas do quotidiano do passado minhoto.
DOMINGO – Programa
Hoje, último dia de festa, destaca-se a Missa Solene em honra de Santo António, pelas 11h, na Igreja Paroquial. As bandas filarmónicas de Vila Verde, Aboim da Nóbrega e a convidada La Cecilienne du Landeron, da Suíça, vão atuar e desfilar pela tarde.
Às 17h, sai às ruas a Majestosa Procissão e a noite está reservada para o concerto do cabeça de cartaz Diogo Piçarra. As Festas de Santo António de Vila Verde 2024 serão, como habitual, encerradas com sessão de fogo de artifício. A noite termina no Espaço Jovem, com a After Party.
ovilaverdense@gmail.com