O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) anunciou esta quarta-feira que o Programa Doutoral em Engenharia da Digitalização (PD-ED) foi creditado por um período de seis anos. Este doutoramento, primeiro no âmbito da aliança RUN-EU, “é um marco importante para o IPCA e para a rede de universidades parceiras”.
O PD-ED é um programa internacional desenvolvido em conjunto pelo IPCA, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS), da Irlanda. Esta colaboração permite que os estudantes beneficiem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, “promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade”.
Nas palavras da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “este é mais um marco histórico” para o instituto para, “que depois da aprovação pela Assembleia da República, em 2023, à outorga de doutoramentos pelos Politécnicos, vê concretizado este grande anseio”.
“Somos uma instituição pública de grande qualidade e estamos na vanguarda a nível da oferta formativa que disponibilizamos, acompanhando as necessidades do mercado e da transformação digital que vivemos. É, por isso, imperativo contribuir para a formação de profissionais nestas novas áreas tão determinantes para o desenvolvimento do país e do mundo”, frisou.
Os estudantes do PD-ED terão a oportunidade de participar em cursos breves de formação avançada e escolas de investigação internacionais oferecidas pela rede RUN-EU. O programa mantém, ainda, uma forte ligação à indústria, contando com uma rede de mais de 40 empresas em Portugal e na Irlanda.
“Esta colaboração industrial é essencial para o desenvolvimento de teses, estágios nos núcleos de I&D das empresas, e rotações laboratoriais internacionais, proporcionando aos doutorandos uma experiência prática e imersiva”, refere o IPCA.
O doutoramento é cientificamente suportado por investigadores doutorados integrados em cinco unidades de I&D: 2Ai Applied Artificial Intelligence Laboratory, IDEAM Research Institute, Software Research Institute, Institute of Telecommunications e Technology Education Research Group.
De acordo com o IPCA, “o PD-ED foi concebido para capacitar a indústria e as entidades públicas na adoção de tecnologias digitais emergentes, promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável”.
“As áreas de foco incluem sistemas ciberfísicos, automação, inteligência artificial, Cloud e IoT, tecnologia 5G e sistemas energéticos inteligentes. Este programa visa não apenas formar recursos humanos altamente qualificados, mas também multiplicar atividades de investigação e potencializar a transferência de conhecimento e inovação nas regiões abrangidas pela RUN-EU”, explica.
Este é o primeiro doutoramento a ser outorgado pelo IPCA, sendo que a instituição já leciona, atualmente, três doutoramentos em parceria com universidades portuguesas, nas áreas da Contabilidade, Desenvolvimento de Jogos Digitais e de Design.
“Em breve serão anunciadas as condições e prazos de candidatura ao curso”, conclui o instituto.