INICIATIVA

INICIATIVA -

Braga promove-se na Feira Internacional do Artesanato em Lisboa

Braga é o município convidado da edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato (FIA), que se realiza em Lisboa, na FIL, de 29 de junho a 07 de julho.

“Rica em história e tradição, a cidade traz à FIA Lisboa uma viagem pela sua cultura e saberes. Os visitantes vão ter a oportunidade de participar num diversificado programa turístico-cultural, que oferece uma jornada desde a pré-história até os dias atuais da cultura minhota”, refere a autarquia bracarense.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, é um “orgulho e um merecido reconhecimento” para Braga apresentar-se como município convidado neste evento.

“Esta é mais uma excelente oportunidade para mostrarmos a riqueza da nossa cultura e do nosso artesanato, assim como para fortalecermos os laços com outras regiões de Portugal e do mundo. Convidamos todos a visitar o nosso stand e a descobrir o que Braga tem de melhor para oferecer”, sublinha o autarca.

No stand de Braga os visitantes terão a oportunidade de contemplar instrumentos musicais típicos da cidade, como o cavaquinho e a viola braguesa, elementos marcantes das festas e romarias portuguesas.

Os trajes tradicionais do Baixo Minho, especialmente a capotilha, também vão estar em exposição. Este traje, celebrado em eventos culturais como as festas de São João, mantém viva a tradição e a herança cultural da região.

Os típicos “Cabeçudos”, conhecidos pelas enormes cabeças de papel machê, também marcam presença na feira e prometem trazer sua alegria habitual e manter viva herança cultural minhota.

O saber fazer artesanal de Braga vai estar representado na cestaria, na cerâmica e nos famosos Lenços de Namorados do Minho. Dos cestos feitos à mão, à cerâmica tradicional, cada peça conta uma história e revela a habilidade e criatividade dos artesãos do nosso país.

Para enriquecer esta experiência, a FIA Lisboa vai contar com atuações de grupos musicais de Braga, incluindo: Daniel Pereira Cristo; Ida e Volta – Associação Cultural e Artística; Grupo Folclórico da Universidade do Minho; Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio; Ai Braguesa; Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga e Bomboémia – Grupo de Percussão da UM.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE