O livro “Liderar com as Pessoas”, da autoria de Carlos Moedas, foi apresentado, esta tarde, em Braga, numa cerimónia que teve lugar na Biblioteca Pública de Braga. O evento contou com a presença de várias personalidades do mundo político, cultural e social.
“Liderar com as Pessoas” oferece «uma visão única e pessoal sobre a gestão da cidade de Lisboa, o maior município do País, através de uma narrativa envolvente e intimista», realça o autor.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, partilha com os leitores a sua experiência à frente da autarquia, intercalando histórias do seu percurso profissional com memórias da infância e juventude.
Com um prefácio escrito por Emmanuel Macron, presidente da República Francesa, o livro destaca-se não apenas «pelo seu conteúdo rico e reflexivo, mas também pelo reconhecimento internacional da liderança de Carlos Moedas».
Macron elogia a capacidade de Moedas «em inspirar e mobilizar pessoas, sublinhando a importância de uma liderança humanista e próxima das comunidades».
Durante a apresentação, Ricardo Rio salientou a importância da obra para todos os que se interessam pela administração pública e pela forma como as cidades podem ser geridas de maneira eficiente e humana.
«Este livro mostra a dimensão do autarca e dá ênfase a algo que eu considero ser crucial que é o papel das autarquias na definição de políticas públicas.
É um livro de leitura obrigatória, que mistura o conhecimento técnico com a experiência de vida, mostrando que liderar é, acima de tudo, um acto de empatia e uma missão ao serviço dos cidadãos», referiu, Ricardo Rio, recordando o «trabalho notável» de Carlos Moedas enquanto Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, «que desempenhou um papel relevante que em prol do avanço da ciência e tecnologia na Europa e no mundo».
Carlos Moedas agradeceu a presença de todos e destacou o papel crucial que cada cidadão desempenha na construção de uma cidade melhor. “Liderar com as Pessoas” é, nas palavras do autor, «um convite à reflexão sobre o futuro das cidades e o papel dos líderes na criação de ambientes urbanos mais inclusivos e sustentáveis».
Moedas explicou que este livro, além de contar a história da sua vida pode servir de inspiração para as novas gerações. «Nasci em Beja numa família humilde, mas nunca me resignei. Sinto que tenho a missão de mostrar aos mais novos que se pode subir na vida sem ter conhecimentos. Para isso é preciso sair da zona de conforto, correr riscos, ter audácia e esperança num futuro melhor».
A anteceder a apresentação do livro, Carlos Moedas foi recebido por Ricardo Rio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Durante o encontro, o Autarca lisboeta assinou o Livro de Honra da Cidade de Braga, num momento simbólico que fortalece os laços entre os dois municípios.
ovilaverdensde@gmail.com