O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abre em Guimarães já no próximo ano lectivo o curso de licenciatura em Desporto. Esta licenciatura surge depois da aprovação da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos em 2021, a única escola superior pública de desporto no distrito de Braga.
Em comunicado, o IPCA afirma, esta quinta-feira, que “no contexto do ensino politécnico, pretende-se que o ensino seja prático, e aplicado a situações concretas da sociedade, diferenciando-se pela formação transversal, bem como pela aposta na ligação entre o desporto e as tecnologias biomédicas, com o objectivo de formar profissionais de excelência e com competências na aplicação das técnicas de treino mais actuais.
“Com esta licenciatura abrimos a nossa 6ª escola superior e expandimos a nossa oferta formativa a uma área nova no distrito, a do desporto.
“Este curso tem ainda a particularidade de se diferenciar das outras licenciaturas similares, já que alia o desporto às tecnologias biomédicas, concedendo aos futuros profissionais uma formação muito mais abrangente”, diz a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, referindo que “com esta licenciatura abrimos a nossa sexta escola superior”.
O curso, a funcionar na cidade de Guimarães, distinguida como Cidade Europeia do Desporto em 2013, pretende, assim, dotar os seus estudantes de competências básicas nas áreas do Exercício e da Saúde, do Treino Desportivo, da Educação Física e do Planeamento de Actividades Desportivas.
Neste primeiro ano, a licenciatura irá funcionar na rua de Vila Flor, em instalações provisórias no centro da cidade, em articulação com os equipamentos desportivos do município
Para Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, citado no comunicado, a nova Escola de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA, “é mais um importante passo no robustecimento da condição de Guimarães como Cidade Educadora e de Ciência, como cidade onde o Desporto é visto como fundamental para o bem-estar e saúde de todos os cidadãos”.
ovilaverdense@gmail.com