VILA VERDE

VILA VERDE -

Mais de 50 iniciativas percorrem o concelho de Vila Verde “Na Rota das Colheitas”

Está a chegar mais uma “Rota das Colheitas” de Vila Verde, «a iniciativa maior do concelho, em extensão no tempo e em atividades». De Agosto a Novembro, a gastronomia, as feiras tradicionais, os produtos regionais, os saberes e os sabores locais integram um vasto roteiro turístico-cultural com mais de 50 iniciativas que passará por 29 das 33 freguesias e uniões de freguesias do concelho, «algumas com mais que uma Iniciativa», que tem o momento alto com a realização da “Festa das Colheita”, de 02 a 06 de Outubro.

«É um roteiro que mostra o pulsar do mundo rural, das práticas agrícolas ancestrais., que reúne milhares de pessoas e visitantes que podem sentir os cheiros e os sabores de antigamente», assinalou a presidente da câmara municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, esta manhã, durante a apresentação do programa. «Queremos manter vivas as tradições, passar de forma pedagógica para as gerações futuras, para além de atrair milhares de visitantes, valorizar a nossa cultura e tradições, dinamizar a economia e atrair o turismo».

Em 2024, “Na Rota das Colheitas” oferece, entre outras, 10 desfolhadas, 3 malhadas de milho, a malhada de feijão, a espadelada de Linho, as vindimas, 4 eventos associados à broa, a aguardente, o lúpulo, para além de cinco magustos. A par de 10 iniciativas culturais e 5 associadas ao desporto e lazer (trilhos, subida de bicicleta ao monte santa Engrácia) e 31 iniciativas gastronómicas, assim como 8 freiras-mostras de produtos locais.

Este ano continua a crescer em número de adesões, pois junta-se a freguesia de Dossãos, com uma desfolhada e arraial.

O evento volta a sair fora de portas. É que a Festa do Caldo do Pote de Sabariz (21 de Setembro volta a deslocar-se a Dusseldorf (Alemanha), de 08 a 10 de Novembro), o que consolida a sua internacionalização.

«É um programa que congrega cada vez mais adeptos, um excelente cartaz de promoção do território e de valorização das nossas tradições, das raízes culturais ancestrais de Vila Verde», vincou Júlia Fernandes. Deixou ainda «uma palavra especial para as juntas de freguesias, associações e coletividades que se envolvem, pois são a matriz do sucesso».

PROGRAMA – Agosto 2024

O programa arranca já em Agosto (02 e 03), em Freiriz, com animação tradicional e gastronómica, e Aboim da Nóbrega (03), com a realização da Malhada de Centeio.

Segue-se, no fim-de-semana seguinte, as “Noites Temáticas” do Pico de Regalados, a 09 e 10 de Agosto) e o XIII Arraial do Melão Casca de Carvalho, em Soutelo.

Loureira acolhe o “Arraial do Emigrante”, a 16, 17 e 18 de Agosto, integrando uma “Malhada de Feijão”.

No final de Agosto, de 30 de Agosto a 01 de Setembro, decorre mais uma “Letra Harvest Fest”, na Praça de Santo António. No mesmo fim-de-semana, realiza-se a 2ª Desfolhada e Festival Folclórico em Godinhaços.

Depois, segue-se um vasto programa ininterrupto de Setembro a Novembro.

PROGRAMA COMPLETO – consulte aqui

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE