Uma falha global na Microsoft está a afetar, esta sexta-feira, bancos, supermercados, companhias aéreas e meios de comunicação por todo o mundo. Entre os meios de comunicação afetados está a Sky News, no Reino Unido, que não conseguiu transmitir a emissão em direto esta sexta-feira.
De acordo com a Reuters, no aeroporto de Berlim o tráfego esteve interrompido até às 8h00 e o check-in sofreram atrasos por causa da falha global. Também as principais companhias aéreas dos EUA ficaram em terra.
Também nos aeroportos de Sydney e de Melbourne são esperados atrasos relacionados com a falha.
As companhias aéreas norte-americanas United, Delta e America Airline vão suspender os voos.
No Reino Unido, a falha informática está a afetar o funcionamento dos comboios.
PORTUGAL
Em Portugal, alguns bancos registam falhas no sistema informático.
O Hospital Amadora-Sintra está sem sistema, os processos e pedidos de exame ou consulta estão a ser feitos todos em papel.
As operadoras MEO, NOS Vodafone também estão com falhas.
Até ao momento, nenhum dos aeroportos está a ser afetado. A informação foi avançada à SIC Notícias pela ANA – Aeroportos.
Em comunicado, a Microsoft diz que está a resolver o «impacto persistente» das aplicações 365 que se encontram num «estado degradado», sendo que a falha está a afetar computadores com Windows em todo o mundo.
Segundo a empresa de cibersegurança Crowdstrike, foram ainda registados problemas na Índia, na Austrália e na Nova Zelândia e que os relatos de falhas no sistema operativo Windows da Microsoft estão relacionados com o seu sensor Falcon.
ovilaverdense@gmail.com