Tal como havia sido prometido, o Barca Velha 2015 começa, lentamente, a chegar ao mercado e traz com ele “o testemunho do cuidado dedicado à sua elaboração e à arte de saber esperar”, refere em comunicado a Sogrape.
Produzido, apenas, em anos de excelência, Barca Velha foi idealizado nos anos 1940 e lançado pela primeira vez em 1952, pelas mãos do enólogo Fernando Nicolau de Almeida, altura em que a produção do vinho do Douro estava totalmente dedicada a um fortificado chamado Vinho do Porto.
Em mais de 70 anos, os rótulos Barca Velha viram a luz do dia em 21 colheitas, tornando-o um vinho único, o mais icónico do Douro e portador de uma singularidade única.
Quanto custa o Barca Velha 2015?
Barca Velha 2015, agora a chegar ao mercado, tem um preço a rondar os 800 euros (cerca de 11 euros por centilitro), mas, segundo os mais entendidos, rapidamente alcançará os mil euros por garrafa.
Com forte procura em Portugal e no resto do mundo, Barca Velha guarda dentro dele muitos outros pormenores para além da sua qualidade.
Ninguém quer desembolsar “uma pipa de massa” por um vinho só por ele ser muito bom. A fama alcançada ao longo dos anos, o marketing ao seu redor, o tempo de estágio, o seu potencial de guarda extraordinário e a rentabilidade do investimento também pesam na decisão dos colecionadores e investidores decididos a gastar o seu dinheiro neste e noutros vinhos raros, cujo retorno é garantido.
Depois, há aqueles que o compram com a intenção de o beber (é para isso que o vinho é engarrafado). Grandes conhecedores, admiradores da diferença dos melhores néctares e portadores de carteiras bem recheadas, gostam de lhe sacar a rolha e brindar aos grandes prazeres da vida.
A origem
A maioria das uvas do Barca-Velha 2015 nasceram na Quinta da Leda, no Douro Superior, onde também decorre a vinificação. Parte das uvas tem origem noutras vinhas plantadas em altitude também no Douro Superior.
Vinificação e maturação
Depois de desengaçadas, as uvas fazem a fermentação alcoólica em cubas inox.
O vinho passa por uma longa e suave maceração, com temperatura controlada, com o objetivo de extrair os compostos que contribuem para a sua cor, aroma, sabor e longevidade. O vinho estagia durante um período de cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês. O lote final é elaborado com base na seleção criteriosa dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efetuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes.
Declaração do enólogo responsável
“Muito antes de termos decidido que o vinho seria um Barca-Velha, já tínhamos percebido que a sua qualidade era extraordinária.
Como em todos os anos em que declaramos uma colheita de Barca-Velha, para esta decisão pesou bastante a sua impressionante capacidade de guarda. Além da sua profundidade, caráter e persistência, esta colheita de 2015 tem uma graciosidade invulgar”
Luís Sottomayor, enólogo do Barca-Velha 2015
O novo Barca Velha está aí. Se um dia tiver a oportunidade de o provar, faça-o com toda a atenção que ele requer e merece.
ovilaverdense@gmail.com
Por Emílio Costa (CO 1179)