O concurso para o segundo troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto foi lançado esta sexta-feira.
São 71 quilómetros de linha ferroviária, que permitirá viajar a 300 quilómetros por hora entre Oiã, distrito de Aveiro, e Soure, no distrito de Coimbra.
O preço máximo é de 1,6 mil milhões de euros, mais 300 milhões do que estava previsto.
É uma forma de aumentar a concorrência depois de o concurso para o primeiro troço, entre o Porto e Oiã, ter terminado com apenas um concorrente.
No concurso lançado esta sexta-feira está incluída a construção da estação ferroviária de Coimbra-B, que vai substituir a atual. Há décadas a aguardar renovação.
A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria.
PORTO-VIGO
O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
ovilaverdense@gmail.com