As próximas horas serão de alerta. Ao calor, às trovoadas e às chuvas fortes localizadas devem juntar-se as poeiras do deserto. Há mais um fenómeno meteorológico a caminho de Portugal.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa para a existência de «poeiras em suspensão».
O fenómeno acontece «em especial no Interior» e vai «progredir de sul para norte ao longo do dia», de acordo com o IPMA.
O alerta para as poeiras em suspensão é para a Península Ibérica. Deverá afetar tanto Portugal como Espanha, a partir desta segunda-feira e durante os próximos dias.
A meteorologia espanhola fala mesmo em «chuvas de lama», tendo em conta que a presença das poeiras se associa aos avisos de precipitação e trovoada na Península Ibérica.
«As nuvens de tempestade estão muito acima da superfície, descarregando precipitações que, a caminho da superfície, transportam o pó do deserto, depositando-o nos carros, nos terraços e até na sua cabeça», é explicado.
ovilaverdense@gmail.com