POLÍTICA

POLÍTICA -

Ricardo Rio quer eleições antecipadas na Concelhia do PSD de Braga. João Granja diz ‘não’

Um texto de opinião de Ricardo Rio publicado nos dois jornais de Braga defendendo a antecipação das eleições para a Concelhia de forma a que os candidatos ao PSD bracarense “assumam imediatamente” a sua escolha às Autárquicas de 2025 – proposta que já recebeu um rotundo ‘não’ de João Granja -, marca, por estas horas, o noticiário político da cidade.

Na opinião da Ricardo Rio, a cumprir o último mandato à frente da Câmara, o nome do futuro candidato social-democrata às Autárquicas deveria ser conhecido até Setembro, altura em que o partido realiza o seu Congresso Nacional, precisamente em Braga.

No artigo de opinião, com o sugestivo título ‘Guião para (mais) uma vitória’, o autarca bracarense defende que esta estratégia para reconquistar a maioria deveria ser abraçada pela Concelhia do PSD, presidida por João Granja.

Para Ricardo Rio, tendo em conta o Congresso Nacional do PSD, a 21 e 22 de Setembro, o “calendário natural” é o de antecipar as eleições para a Concelhia para a data da realização das eleições directas e da eleição dos delegados ao Congresso, a 6 de Setembro, defendendo, assim, que “os candidatos à estrutura Concelhia assumissem imediatamente a sua proposta de candidato à Câmara”.

Esta estratégia passa ainda pela convocação de um plenário de Secção para o dia 13 de Setembro, com vista à ratificação da proposta da Comissão Política Concelhia eleita.

“Tal deixaria o tempo suficiente para esse nome ser aprovado na Distrital e submetido à Comissão Política Nacional a tempo de poder ser anunciado ‘oficialmente’ no Congresso de Braga”, sustenta Rio.

“NÃO FAZ SENTIDO”

A resposta do presidente da Concelhia, João Granja, chegou ao meio da tarde através dos microfones da Rádio Universitária do Minho (RUM).

Considerando a posição de Rio “um ponto de vista respeitável como qualquer outro ponto de vista”, Granja afirmou que “não faz qualquer sentido” promover eleições antecipadas na Concelhia

“O mandato é para ser levado até ao fim. Tal como o Sr. Presidente da Câmara também faz questão sempre de dizer que será presidente até ao último dia e até ao último minuto, pois nós temos um mandato que me foi conferido com as competências que são públicas e estatutárias, naturalmente levá-lo-emos a bom termo, como foi sempre a minha imagem de marca”, disse à RUM. Um clarão ‘não’ que é também uma ‘bicada’ no autarca.

Já sobre os putativos candidatos pela coligação ‘Juntos por Braga’ à Câmara de Braga nas autárquicas de 2025, Granja diz que “o PSD vai reflectir e já tomou deliberações antes do artigo de opinião” de Ricardo Rio.

“Iniciaremos o processo de escolha do candidato depois das férias, no início de Setembro”, frisou à Universitária, avisando que as decisões merecem “recato” e não vão ser geridas pela comunicação social”.

“Na devida altura será divulgado o calendário e as deliberações dos órgãos”, disse.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE