REGIÃO

REGIÃO -

Campeão olímpico Iúri Leitão recebido em apoteose em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, esta segunda-feira à noite, uma receção da comunidade vianense ao ciclista Iúri Leitão, após a conquista de duas medalhas, ouro e prata, nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na sua estreia na competição.

A Praça da República da cidade, já decorada a rigor para acolher as festas em honra de Nossa Senhora da Agonia, foi palco da receção do ciclista de 26 anos, agora campeão olímpico, natural de Santa Marta de Portuzelo.

Iúri Leitão levou para casa o ouro olímpico no madison, ao lado do colega Rui Oliveira, e a prata, como vice-campeão olímpico na vertente de omnium, ambas disciplinas de ciclismo de pista.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reconheceu estar a viver uma “emoção absolutamente incrível”, agradecendo ao ciclista o “feito que conseguiu” e “ter trazido o espírito da aldeia olímpica” para a praça da cidade.

Anunciou ainda que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição do título de Cidadão de Honra a Iúri Leitão, que é já Cidadão de Mérito da cidade.

O autarca vianense considerou o campeão “uma fonte de inspiração para todos os atletas e cidadãos” e, por isso, nomeou Iúri Leitão de “imperador do ciclismo” por ter cumprido “na íntegra” o espírito olímpico e conquistado duas medalhas. “

O ouro brilhou em Santa Marta, o ouro está a brilhar em Viana do Castelo, na romaria das romarias, mas certamente brilhará para sempre no dorso do Iúri Leitão”, considerou.

Iúri Leitão agradeceu a todos aqueles que tornaram possível a conquista nos Jogos Olímpicos de Paris, entre colegas, família, amigos, comitiva da Seleção, selecionador, treinador, massagistas e companheiros, que garantem “a estabilidade física, emocional e mental” dos atletas.

Gabriel Mendes, selecionador nacional de ciclismo de pista, agradeceu aos vianenses e aos portugueses pela “receção calorosa” e pelos festejos, destacando o “trabalho árduo” de Iúri Leitão e Rui Oliveira, que conquistaram o ouro, e de todos os colegas que foram a Paris competir nos Jogos Olímpicos de Paris.

Também o diretor regional do IPDJ, Vítor Dias, agradeceu a Iúri e a “todos aqueles que colaboraram com este trabalho que culminou em duas medalhas”, afirmando que o ciclista santamartense “representa tudo aquilo que o desporto precisa, por ser um exemplo como desportista e como ser humano”.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, afirmou que “Santa Marta é o coração do folclore e agora tem o Iúri no coração”, elogiando o atleta enquanto “fonte de talento, de dedicação e de humildade”.

Na cerimónia de receção, marcaram presença os anteriores atletas olímpicos vianenses Ana Barros, Gaspar Araújo, Vânia Neves, e a maratonista Manuela Machado.

Iúri Leitão nasceu a 3 de julho de 1998 e é atualmente ciclista da equipa espanhola Caja-Rural, tendo como treinador Gabriel Mendes. Tornou-se o primeiro português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos, e por isso mesmo, no domingo à noite foi porta-estandarte de Portugal na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, junto com a judoca Patrícia Sampaio.

Fotos: Câmara de Viana do Castelo

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE