A construção das novas Oficinas Gerais da Câmara Municipal de Guimarães, um investimento a rondar os 6,5 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias, tem início no próximo dia 19, anunciou a autarquia.
O terreno destinado às oficinas municipais, que abrange áreas das freguesias de Aldão e Atães, situa-se nas imediações da Rua 24 de Junho, abrangendo o edifício uma área coberta de aproximadamente 4 950m2.
“Este projecto pretende centralizar, num único edifício, um conjunto de oficinas e serviços do município que se encontram actualmente a funcionar em locais distintos, prevê, nos espaços exteriores, um parque para as viaturas municipais e um estaleiro que responda às necessidades dos diferentes serviços”, diz a Câmara em comunicado
Acrescenta que o objectivo é rentabilizar os recursos e optimizar o funcionamento dos serviços operacionais do município.
O edifício será maioritariamente construído por elementos pré-fabricados em betão para assegurar uma rápida construção. O revestimento exterior será em chapa de alumínio perfurada, que permite a unificação de todo o conjunto volumétrico, e a cobertura será ajardinada para melhor integração visual na envolvente.
No sentido de reduzir os consumos energéticos, será instalado na cobertura do edifício um sistema solar fotovoltaico, constituído por 242 módulos fotovoltaicos.