A Câmara Municipal de Vila Verde decidiu celebrar novas parcerias de cooperação com diferentes entidades locais para, em cooperação com os agrupamentos de escolas, assegurar as atividades de enriquecimento escolar (AECs) a todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.
Com “aposta reforçada na relação de proximidade”, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, explicou que a celebração dos novos protocolos insere-se no “plano em desenvolvimento para promover e implementar medidas de apoio à família, consolidando a oferta de uma escola de excelência e a tempo inteiro no concelho”.
“É um novo ciclo de cooperação, em que procuramos aproveitar a experiência, os conhecimentos e os recursos das nossas escolas, instituições e comunidades envolventes, para prosseguir e fortalecer cada vez mais um trabalho de excelência, único e diferenciador no ensino em Vila Verde, a favor dos mais novos e também das famílias”, sustentou Júlia Fernandes.
A oferta de AECs, que deverá iniciar-se logo no arranque do novo ano letivo nas escolas do 1º ciclo no concelho, incide sobre domínios de desporto e bem-estar, artes plásticas e performativas, oficinas de línguas, ciências experimentais e tecnologias.
O objetivo é privilegiar a ligação da escola com o meio, o exercício de valores de solidariedade e voluntariado, assim como a dimensão europeia da educação. A frequência é “facultativa e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural”.
Entre as associações, movimentos culturais e instituições sociais envolvidos neste processo estão a Cruz Vermelha Portuguesa, a Casa do Povo de Vila Verde, a Associação Expressar, o Centro Social do Vale do Homem, a Associação Massive Perspective e a Casa do Povo da Ribeira do Neiva. Faz igualmente parte a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e da Escola Básica de Oleiros.
Estas instituições, a quem cabe assegurar os profissionais e os recursos para a concretização das atividades, vão operar em articulação com os agrupamentos de escolas do concelho, nomeadamente de Vila Verde, de Prado e de Moure e Ribeira do Neiva, de acordo com protocolos assinados entre todas as entidades envolvidas.
Os domínios de oferta das atividades e as durações diária e semanal de cada AEC decorrerão em cada Agrupamento de Escolas de acordo com determinação aprovada pelos respetivos Conselhos Gerais e em consonância com os Conselhos Pedagógicos.
De acordo com a autarquia, “o investimento para a concretização deste novo plano de enriquecimento curricular no 1º ciclo está estimado em cerca de 230 mil euros, valor que ficará dependente da evolução do número de alunos abrangidos”.
Júlia Fernandes mostrou-se confiante no sucesso das parcerias estabelecidas para o próximo ano letivo, assinalando o entusiasmo dos parceiros para “um novo desafio” que terá um impacto extremamente enriquecedor para a dinâmica do concelho, onde é publicamente “reconhecido e distinguido o trabalho social especialmente desenvolvido junto das famílias e enquanto ‘município amigo’ das crianças e da juventude”.