A última semana foi especial para o Agrupamento de Escuteiros 419 de Cabanelas, Vila Verde. A comemorar 50 anos de existência, realizou uma atividade na ‘capital mundial do escutismo’ na Suíça, no Centro Escutista de Kandersteg (KISC – Kandersteg International Scout Centre).
A atividade, que reuniu 40 elementos de todas as secções do agrupamento, foi o culminar de mais de 18 meses de trabalho árduo, relatam os responsáveis.
«Durante este período, muitas ações foram realizadas, desde jantares, venda de bolos, almoços para fora, um arraial, etc, tudo serviu para angariar fundos», contam.
Acrescentam que «o apoio dos pais também foi fundamental, desde logo com a permissão de que os seus filhos embarcassem nesta grande aventura, mas também foram incansáveis nas várias atividades de angariação de fundos».
Assinalam ainda «o apoio incondicional, quer logístico, quer financeiro, da Câmara Municipal, e da Junta de Freguesia, determinante para a realização da atividade. Sem estas entidades dificilmente uma jornada tão árdua seria possível».
A aventura em Kandersteg contada pelo Agrupamento
O início da semana começou com jogos e atividades em campo, num momento de união com os vários países presentes. A participação vilaverdense pôde demonstrar produtos regionais e o artesanato dos Lenços dos Namorados, sem que ficasse esquecido a tradição folclórica, onde alguns dos elementos, que têm ligações com o Rancho Folclórico de Cabanelas, a presentearam a todos os países presentes com algumas danças e músicas, o que permitiu uma grande festa intercultural e o reconhecimento por parte do KISC do valor que as nossas tradições têm.
Este foi ainda o momento escolhido para ofertar o KISC com as lembranças que a Câmara Municipal e da Junta de Freguesia gentilmente cederam.
Os dias seguintes foram de aventura pelos Alpes, com caminhadas e atividades exteriores, onde foi possível visitar o lago Blausee, com a sua água cristalina, bem como o lago Oeschinensee, a uma altitude de 1578m, rodeado por uma vista incrível com montanhas a atingirem mais de 3500m e que permitiu ainda uma viagem de teleférico nos Alpes e experienciar o famoso Rodelbahn (uma espécie de tobogã).
Um dos pontos altos das atividades exteriores contou com uma viagem de comboio com vistas de cortar a respiração numa visita a Interlaken, cidade situada no centro da Suíça, e ladeada pelos lagos Thun e Brienz, com as suas águas cor de esmeralda. Houve ainda tempo para visitar e conhecer melhor Kandersteg, bem como momentos de convívio e partilha, nomeadamente um dia de piscina para reforçar o corpo para as aventuras dos dias seguintes.
A última noite do agrupamento em campo foi o coroar de toda a atividade com os elementos do agrupamento português a participarem ativamente no Summer Campfire, o já tradicional Fogo de Conselho dos escuteiros, onde à volta de uma fogueira os escuteiros de todo o Mundo se reúnem para partilhar o fogo da amizade internacional, com partilhas de músicas, danças, teatro, etc.
O regresso a Cabanelas, e o reencontro com os familiares, que aguardavam os 40 elementos, foi marcado por um misto de sentimentos por já ter terminado tão grande aventura, mas também uma enorme alegria e reconhecimento, por parte dos pais, da aprendizagem e partilha que enriqueceu todos os jovens participantes e que certamente levam nas suas memórias para toda a vida.
O KISC
O KISC é o local onde foi realizado o sonho do fundador do Escutismo Mundial, Robert Baden-Powell, de ter um acampamento permanente.
Em 1920, em Londres, Baden-Powell fazia um discurso eletrizante que desencadeou uma procura global por um centro Escutista Internacional.
Este teria de ser «um lugar onde a coragem, a tolerância, a compaixão e a amizade pudessem prosperar, um lugar onde todos os Escuteiros, de todo o Mundo, pudessem unir-se e sentir que pertenciam àquele lugar. Um verdadeiro lar».
E assim, 3 anos depois, esse sonho ganhou vida em plenos Alpes Suíços, mais concretamente em Kandersteg, no cantão de Berna, onde o KISC abriu portas no dia 21 de maio de 1923.
ovilaverdense@gmail.com