REGIÃO

REGIÃO -

Cerca de 1.300 escuteiros de Barcelos participam em acampamento

O ACANUC Barcelos, acampamento da Junta de Núcleo de Barcelos da Região de Braga do Corpo Nacional de Escutas (CNE), junta cerca de 1.300 escuteiros de 29 dos 31 agrupamentos do concelho em Abade de Neiva.

Acompanhado pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, o presidente da Câmara barcelense, Mário Constantino Lopes, visitou esta quinta-feira ao acampamento para um contacto mais próximo com os jovens.

“É um gosto enorme estar aqui convosco. É muito gratificante termos este encontro de jovens escuteiros ao fim de cerca de oito anos. Reunir mais de 1 300 jovens tendo aqui presentes 29 dos 31 núcleos que compõem ou que de alguma maneira estão distribuídos pelo concelho de Barcelos é um momento histórico, simbólico e muito importante”, disse Mário Constantino Lopes

Para o autarca, “os valores do escutismo são valores essenciais para criarmos e formarmos cidadãos activos cidadãos com consciência de humanismo, sustentabilidade e equilíbrio”.

“Estes encontros são importantíssimos onde há o respeito pela natureza, os valores da partilha, da amizade são fundamentais num tempo em que nós vivemos situações de guerra, de desânimo e desencontros é fundamental reunirmos todos estes valores e ajudarmos a contruir uma sociedade nova, diferente, mais solidária, mais humana e sobretudo mais amiga”, afirmou.

Para Tiago Bernardo, Chefe do Núcleo de Barcelos do CNE, “este é um momento histórico. Dez anos separam esta nossa grande actividade. Somos e vamos continuar a ser o maior movimento de jovens do mundo, do nosso concelho e da nossa região. Obrigada a todos que fizeram parte deste grande momento, estou certo que levam daqui memórias e momentos marcantes para darem continuidade na vossa vida”.

O mote desta edição do ACANUC, que termina no domingo, após uma semana de diversas iniciativas, é ‘São Jorge e o Dragão a Renovação’, o Patrono Mundial do Escutismo.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE