RIBEIRA DO NEIVA (Vila Verde)

RIBEIRA DO NEIVA (Vila Verde) -

Vila Verde vai promover intervenções de limpeza, reparação de açudes e gestão do leito do Rio Neiva

O Rio Neiva, que nasce na zona da Ribeira do Neiva – Vila Verde e desagua no oceano Atlântico, vai ser alvo de uma intervenção para limpeza, reparação de açudes e outras estruturas de gestão do leito e restauração do curso normal do rio, anuncia o município de Vila Verde.

Recentemente, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, o vice-presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, e o presidente da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, José Peixoto, visitaram alguns pontos de interesse e relevo do rio.

«A visita serviu avaliar situações a necessitar de intervenção, tendo em vista preservar e valorizar o rio Neiva, um ex-libris do património natural do concelho», salienta o município de Vila Verde.

O Rio Neiva, que nasce no concelho de Vila Verde e desagua no Atlântico, «é um dos extraordinários patrimónios naturais que valorizam e diferenciam o nosso território».

RIO NEIVA DAS NASCENTE À FOZ

O Rio Neiva nasce na Serra do Oural, em Godinhaços, da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, Vila Verde, e desagua entre Castelo de Neiva (freguesia situada na margem direita), 8 Km a sul de Viana do Castelo e Antas, Esposende (situada na margem esquerda).

A bacia hidrográfica do rio Neiva está situada entre os rios Lima e Cávado.

Passa por terras do município de Vila Verde (freguesias de Godinhaços, Pedregais, Duas Igrejas, Azões, Goães, Marrancos e Arcozelo), do município de Ponte de Lima (freguesias de Anais, Calvelo, Vilar das Almas e Sandiães), do município de Barcelos (freguesias de Panque, Cossourado, Balugães, Aguiar, Durrães, Tregsa e Fragoso), do município de Esposende (freguesias de Forjães e Antas) e do município de Viana do Castelo (freguesias de Carvoeiro, Barroselas, Alvarães, São Romão do Neiva e Castelo do Neiva)

Os afluentes mais importantes são, na margem direita, o rio Nevoinho, que nasce em Fojo-Lobal, passandos por terras de Cabaços, Piães, Navió, e Poiares, no concelho de Ponte de Lima e um sub-afluente, o Pombarinhos, que nasce em Gormande, no mesmo concelho, e passa por terras de Cabaços, Friastelas, Freixo e Poiares e que tem a sua confluência junto do rio Neiva no Lugar de Entre-rios.

Na margem esquerda há dois afluentes importantes que vêm do lado do monte de São Gonçalo e que desaguam no rio Neiva, na freguesia de Fragoso. Um dos dois afluentes da margem esquerda chama-se o rio de pias que nasce em Fragoso passando por terras como Palme, Aldreu e Forjães, desaguando no estremo de fragoso. O outro afluente chama-se São Vicente e percorre a freguesia de Fragoso de São Gonçalo até ao Rio Neiva. Por estranho que pareça estes dois fluentes nascem na mesma nascente e desaguam no Rio Neiva distantes um do outro aproximadamente (cinquenta metros a cem metros).

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE