A Antarte, uma empresa portuguesa de móveis e decorações, foi a escolhida para criar o cadeirão que será utilizado pelo Papa Francisco durante a sua visita oficial a Timor-Leste, de 9 a 11 de setembro de 2024.
É a segunda vez que a empresa portuguesa, sedeada em Rebordosa (distrito do Porto), colabora com o Vaticano, tendo já produzido, em 2010, a cadeira de descanso utilizada pelo Papa Bento XVI durante a sua visita ao Porto.
O convite para a criação desta peça única partiu do Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta, durante a sua visita a Portugal em abril de 2024, onde inaugurou o Antarte Center e o Antarte Museum.
A peça, integralmente desenhada pela equipa da Antarte, liderada pelo CEO e diretor criativo Mário Rocha, foi concebida para refletir a nobreza institucional do Papa, seguindo as diretrizes do Vaticano, ao mesmo tempo que exibe o design intemporal característico da marca.
O cadeirão destaca-se pela fusão da tradição artesanal com tecnologias avançadas. Os revestimentos são feitos de fibras naturais, como algodão e linho, tecidos em tear, em respeito às técnicas tradicionais. O brasão do Vaticano, que adorna o topo da peça, foi criado através de impressão 3D de alta definição. A produção envolveu uma equipa de 14 profissionais, totalizando mais de 180 horas de trabalho.
Além do cadeirão para o Papa Francisco, a Antarte também criou uma peça personalizada para o Presidente de Timor-Leste, com o brasão de armas do país, que será utilizada durante a receção oficial ao pontífice.
ovilaverdense@gmail.com