BRAGA

BRAGA -

Equipa de Proteção Ambiental de Braga registou 181 ocorrências em 2023

Ao longo do ano de 2023, a recém-criada Equipa Operacional de Proteção Ambiental, da Divisão de Proteção Civil do município de Braga, interveio em 181 ocorrências, das mais variadas origens, desde descargas em linhas de água, depósitos ilegais e trabalhos de limpeza, num acumulado de mais de 2.500 quilómetros percorridos e cerca de 400 horas de serviço.

Os dados, que fazem parte do Relatório da Proteção Civil, referem ainda que no que concerne às verificações por denúncia, a Equipa Operacional de Proteção Civil – Proteção Ambiental realizou os procedimentos necessários à deteção da origem da descarga, tendo sido detetados casos de ligações indevidas à rede de águas pluviais, descargas motivadas pela realização de furos artesianos e trabalhos relacionados com construção civil.

Neste âmbito, a Divisão de Proteção Civil, através da Secção de Operações e Proteção Ambiental, articula e atua em conjunto com a GNR-SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) ou PSP-BPA (Brigada de Proteção Ambiental), conforme a área em questão.

Estas ocorrências subdividem-se em verificações preventivas (91), verificações por denúncia (72), depósitos ilegais (4) e limpeza de linhas de água (14).

Das ocorrências de descargas ilegais em linhas de água (72), em nove situações e à chegada da equipa não se verificou qualquer descarga poluente ou ilegal. Das 63 ocorrências confirmadas foi detetada a origem em 32 situações. Destas, 24 foram resolvidas ou no próprio dia ou nos dias seguintes e após confirmação pela Equipa de Proteção Ambiental.

De acordo com o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, “a criação desta Secção e da Equipa de Proteção Ambiental da Divisão de Proteção Civil teve como objetivo principal uma atuação mais assertiva e permanente na defesa do ambiente e no combate às descargas poluentes que, infelizmente, se vão verificando regularmente e com especial enfoque no rio Este”.

“Os números aqui apresentados revelam que esta está a ser cada vez mais uma aposta da maior importância e será para continuar e reforçar”, sublinha o vereador.

Segundo Altino Bessa, com as intervenções de renaturalização do rio Este, que “têm devolvido vida e saúde ao rio Este como há muito não se via”, cabe ao município, através desta equipa, “fazer tudo o que está ao seu alcance para garantir a contínua melhoria da biodiversidade.”

Também durante 2023, a Secção de Operações e Proteção Ambiental registou um total de 1.515 ocorrências, das quais 1.334 foram relacionadas com serviços de logística, sinalização de vias, desabamentos de estruturas edificadas, movimentos de massa, inundações e prevenção de cheias, eliminação de sobrantes e execução de faixas de gestão de combustível.

Estas ocorrências resultaram num total de 18.027 quilómetros percorridos e mais de três mil horas de serviço.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE