REGIÃO (Alto Minho)

REGIÃO (Alto Minho) -

Ponte da Barca vai recriar a ‘Sopa dos Pobres’

Ponte da Barca prepara a recriação pública da ‘Sopa dos Pobres’. A recriação conta com a colaboração do Associação Movimento Incriativo.
Foi em 1924 que se iniciou, naquela localidade alto-minhota, a distribuição da chamada “Sopa dos Pobres”.
«Para assinalar este marco importante da nossa vivência comunitária, o Município de Ponte da Barca vai levar a efeito uma recriação desta prática solidária para com as pessoas e famílias mais desfavorecidas», assinala a autarquia barquense.
A autarquia pretende, assim, mobilizar a comunidade, «nomeadamente, associações, IPSS e barquenses em geral, de todas as faixas etárias. Por isso, quem desejar participar na recriação deve inscrever-se na Casa da Cultura, a partir do dia 16 de setembro».
Os ensaios vão decorrer aos sábados, na Casa da Cultura, entre as 14h30 e as 17h00, sob a orientação da professora Ana Maria Rosário Costa.
A SOPA DOS POBRES 
Criada em abril de 1917, por iniciativa do jornal “O Século”, com a ajuda de várias paróquias de Lisboa, a “Sopa dos Pobres” surgiu para matar a fome da população da capital, que vivia num contexto marcado pelo agravamento das condições de vida, pela escassez de alimentos e pela pobreza do país, mergulhado na I Guerra Mundial (1914-1918).

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE