Uma verdadeira romaria, com milhares em Soutelo para honrar a Nossa Senhora do Alívio. Numa manhã quente, houve o brilho próprio dos grandes momentos de celebração religiosa naquele santuário Mariano.
A manhã deste domingo foi marcada pela Romaria à Nossa Senhora do Alívio, aquela que é uma das maiores celebrações religiosas do concelho e região.
No dia de hoje, a festa tem o seu ponto alto com a Procissão Arciprestal. De Vila Verde até ao Santuário do Alívio, um mar de gente caminhou em devoção.
À chegada, pelas 11h00, celebrou-se a Missa Campal, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga.
Pelas 9h00 o centro de Vila Verde já se coloria com bandeiras e se preenchia de gente. As dezenas de confrarias de todo o arciprestado de Vila Verde foram-se juntando, formando uma fila para iniciar a procissão.
A adesão foi alta, com centenas a seguirem caminho até ao Santuário do Alívio.
Pelas 9h30, era feita a saída da Igreja vilaverdense, seguida da saída da Igreja de Soutelo pelas 10h. As confrarias de cada freguesia foram chegando, com os seus devotos, com a de Soutelo em último. Com ela, trazia o andor da Nossa Senhora do Alívio, recebido com palmas pela multidão que o esperava no recinto.
Com todas as confrarias no recinto, seguiu-se a missa campal, no palco no exterior do recinto, presidida por D. Jorge Ortiga. A eucaristia contou com a presença de todos os párocos das diversas freguesias.
Para a tarde, pelas 16h00, está marcado o Terço, a Pregação e a Apoteose Final.
ovilaverdense@gmail.com