Setenta e dois operacionais, apoiados por vinte e um meios terrestres, continuam a combater o incêndio que deflagrou ao início da tarde de hoje em Barbeitos, Rio Mau, na zona da Ribeira do Neiva, Vila Verde.
Ainda em Vila Verde, o incêndio no Vale do Homem, entre Valbom e Paçô, está em resolução, com 17 operacionais no terreno, apoiados por sete meios terrestres.
De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), já esta noite, registaram-se quatro ignições em diferentes pontos de Arcos de Valdevez: Aboim das Choças, Extremo, Aguiã e Finsina/Padroso.
No concelho vizinho de Ponte da Barca, o incêndio de Ventoselo – Sampriz envolve ainda 74 operacionais, apoiados por 21 meios terrestres.
Na Póvoa de Lanhoso, o incêndio que deflagrou esta tarde em Garfe ainda está ativo, com 69 operacionais e 20 meios terrestres mobilizados no terreno. Em Rendufinho, também na Póvoa de Lanhoso, o incêndio que deflagrou esta tarde está a ser combatido por 17 operacionais, apoiados por sete viaturas.
Em Cabeceiras de Basto, concelho que registou um dia trágico, com duas casas consumidas pelas chamas esta segunda-feira, continuam mobilizados 64 bombeiros e 19 meios terrestres no combate ao incêndio de Asnela – Rio Douro, 66 outros operacionais e vinte viaturas em Gondiães e Vilar das Cunhas. Já em fase de resolução e rescaldo está o incêndio de Cavez.
Em Fafe, o incêndio de Moreira do Rei e Várzea Cova está a ser combatido por 12 bombeiros, apoiados por duas viaturas.
Ainda em Fafe, em Armil-Retorta, combatem o incêndio 16 operacionais, apoiados por seis meios terrestres. E em Cepães e Fareja, na zona das Rilhadas, estão no local do incêndio em zona de mato 22 operacionais, apoiados por seis viaturas.
Ali Perto, em Celorico de Basto, em Pereira – Basto (São Clemente), estão 13 bombeiros e três viaturas.
ovilaverdense@gmail.com