EUROPA

EUROPA -

Maria Luís Albuquerque indicada para pasta dos serviços financeiros da Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs, esta terça-feira, a atribuição da pasta dos Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento à comissária nomeada por Portugal, Maria Luís Albuquerque, segundo a sua proposta de equipa.

“Maria Luís Albuquerque será a comissária europeia para os Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento e isso será vital para completar a nossa União do Mercado de Capitais e para aumentar as nossas poupanças e o nosso investimento”, divulgou Ursula von der Leyen em conferência de imprensa à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.

A proposta foi divulgada à imprensa após uma reunião esta manhã com a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (estrutura que junta a líder da assembleia europeia e os responsáveis dos partidos políticos), na qual Ursula von der Leyen apresentou então a sua proposta do colégio de comissários no próximo ciclo institucional (2024-2029), que inclui a antiga ministra portuguesa das Finanças Maria Luís Albuquerque, proposta pelo Governo.

No passado dia 28, Luís Montenegro propôs Maria Luís Albuquerque como o nome escolhido para representar Portugal no cargo de comissária europeia para o próximo mandato (2024-2029).

O primeiro-ministro destacou que a antiga ministra das Finanças é “detentora de qualidade e competências extraordinárias que vão enriquecer a Comissão Europeia e prestigiar Portugal”.

Montenegro sublinhou que estará “ao serviço dos europeus”, referindo um “novo ciclo na União Europeia, de estímulo interno e com foco na economia europeia, de definição de quadro plurianual financeiros”, avisando também para “enormes desafios na área da segurança” e no que respeita ao alargamento da UE.

“Considero que Maria Luís Albuquerque honra esse perfil, e sei que vai honrar Portugal. Deposito nela toda a confiança e toda a esperança”, indicou.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE