O concelho da Póvoa de Lanhoso tem, pelas 16h30 desta terça-feira, três incêndios ativos, sendo que o que assume contornos mais preocupantes e mobiliza mais meios é o fogo que começou, na segunda-feira, no monte de São Mamede.
No total, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), encontram-se no terreno 106 operacionais, apoiados por 29 meios terrestres e dois meios aéreos, em cinco ocorrências: três ativas, uma em resolução e outra já em conclusão.
No caso do incêndio que começou no monte de São Mamede, alastrou-se depois a outras freguesias e continua a lavrar com muita intensidade, o que já obrigou as autoridades a tomar medidas preventivas.
Nesta altura, neste teatro de operações, estão mobilizados 66 operacionais, 20 veículos e um meio aéreo. As chamas lavram perto de habitações, pelo que a prioridade tem sido defender as casas e as populações.
“Estamos a tentar fazer o que podemos para evitar males maiores. Temos feito defesas perimétricas das habitações, que estão a ser salvaguardadas pelas equipas, o que impede de fazer o combate direto ao incêndio”, explicou fonte dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
As condições meteorológicas são “muito adversas”, com “muito vento, que muda de direção muito rapidamente”.