O arranque da 1ª edição transfronteiriça da comemoração da Semana Europeia do Desporto aconteceu, esta segunda-feira, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a presença de várias associações desportivas de Cerveira e de Tomiño, representativas de diversas modalidades praticadas neste território.
Sob o lema ‘Desporto sem fronteiras, sem idade e sem género!’, a Euro-cidade Cerveira-Tomiño dinamiza, até domingo, um conjunto de actividades desportivas gratuitas, em atletismo, aulas de grupo treino personalizado, basquetebol, boxe, BTT, futebol, futsal, piraguismo, remo, ténis de mesa, trail running, triatlo e cicloturismo.
A cerimónia de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara de Cerveira, Rui Teixeira, da alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, e do director da Delegação Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Baltazar Dias.
Para Rui Teixeira, “Cerveira e Tomiño localizam-se entre o rio e a montanha, uma beleza natural única, com tanto para explorar, podendo associar-se perfeitamente a prática de exercício físico tão favorável para a saúde e bem-estar. Não obstante, Desporto e Juventude são áreas prioritárias já definidas pela Euro-cidade Cerveira-Tomiño e que estão a ser implementadas com sucesso. Temos uma agenda comum e que a vamos dar a conhecer nas escolas para que os nossos jovens saibam quais são as associações e as modalidades existentes em ambos os concelhos e possam escolher e praticar”.
Por sua vez, a alcaldesa Sandra Gonzalez disse que “conviver e conhecermo-nos praticando desporto juntos. É essa a mensagem que queremos transmitir aos nossos jovens. Temos o Rio Minho, que pode ser encarado como um clube da Euro-cidade. Há um novo desafio patente que é a importância das associações de ambos os concelhos também virem a trabalhar juntas, pois só temos a ganhar”.
Já o director da Delegação Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Baltazar Dias, afirmou que “temos aqui um rio que une duas comunidades, a sua cultura, a sua história, o seu vasto património. Nos tempos que correm deve-se fazer relevar a importância de estarmos juntos e de acolher os outros. Juntos somos mais fortes. E é por isso que o Desporto tem uma importância transcendente. Onde existe uma medalha, há todo um trabalho essencial realizado pelos atletas e pelos clubes formadores”.