ENSINO SUPERIOR

ENSINO SUPERIOR -

Arranca hoje o 2.º prazo de entrega de candidaturas às bolsas no Ensino Superior

Terminou ontem o primeiro prazo de entrega de candidaturas às bolsas no Ensino Superior da DGES (Direção-Geral de Ensino Superior), sendo que esta terça-feira inicia-se o 2.º prazo, que se prolonga até 31 de maio de 2025.

As bolsas de estudo destinam-se a comparticipar os custos com a educação de estudantes do Ensino Superior com menos recursos financeiros – são atribuídas para todo o ano letivo e pagas mensalmente, em regra em 10 prestações. Já as bolsas de estudo para doutoramentos são atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

É uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pela DGES, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

Podem candidatar-se a uma bolsa de estudo todos os estudantes que frequentem ou concorram tanto ao ensino superior público como ao privado, seja no primeiro ou no segundo grau académico (licenciatura mestrado, respetivamente).

Pode, também, ser atribuída uma bolsa de estudo aos licenciados ou mestres que, no período de 24 meses após a obtenção do respetivo grau, estejam a realizar um estágio profissional para o exercício de uma profissão.

A partir do ano letivo 2024-2025, passam, ainda, a poder aceder a uma bolsa de estudo da DGES os estudantes que ingressem no ensino superior em cursos técnicos superiores profissionais.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE