VILA VERDE

VILA VERDE -

Conceição Costa é de Freiriz e dedica uma vida à lavoura

Dos campos de Freiriz, em Vila Verde, chegam produtos acabados de colher à Festa das Colheitas. Numa feira dedicada ao mundo rural, os agricultores vilaverdenses merecem lugar de destaque durante os cinco dias do evento.

Conceição Costa, natural e residente em Freiriz, 61 anos, é uma dessas agricultoras que passa a vida a amanhar a terra para dela extrair os produtos expostos na sua banca. “Trabalhei toda a minha vida na lavoura, ao sol e à chuva”, explicou ao nosso jornal, enquanto atende clientes.

Reconhecida do público pelo facto de “fazer” a feira quinzenal de Vila Verde, Conceição guarda no avental memórias do trabalho árduo do campo, atividade onde há sempre tarefas para realizar. “Ainda um dia destes molhei-me toda para apanhar essas castanhas”, desaba.

Em forma de recompensa pelo seu suor, esta vilaverdense tem junto a si, para quem quiser comprar, o brilho do seu trabalho.

Maçãs porta da loja, castanhas, feijão verde, marmelos, limões, feijão de várias qualidades, alhos, batatas, cebolas, ovos, marmelada caseira, alface, salsa, uvas de mesa e abóboras são alguns dos muitos produtos colhidos e ali em exposição para venda.

Presente há muitos anos na Festa das Colheitas de Vila Verde, a agricultora diz que os negócios variam de ano para ano, sendo o estado do tempo um pormenor importante na ajuda da realização das vendas.

Texto: Emílio Costa (CO 1179)

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE