A Câmara de Braga investiu mais de 1,9 milhões de euros na requalificação do pavilhão das Goladas, habitualmente utilizado pelo Hóquei Clube de Braga, que será oficialmente inaugurado este sábado.
“A obra, cujo valor de investimento ascende a 1,9 milhões de euros, permitiu a reabilitação integral do equipamento, nomeadamente a ampliação das bancadas, criação de instalações sanitárias, acessos exteriores, foyer, bilheteira e bar”, refere uma nota da autarquia.
A inauguração está marcada para este sábado à tarde, a partir das 15h30, com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. Duas horas depois, o HC Braga fará o primeiro jogo na “nova” casa, frente ao FC Porto.
A obra foi contestada por um grupo de moradores, desde logo por causa do abate de 16 árvores ali existentes e consequente ocupação do espaço com betão, arruinando assim “o pouco bem-estar dos locais”.
Os moradores, que chegaram a avançar com uma providência cautelar, esgrimiram ainda um estudo segundo o qual um pavilhão desportivo naquele local “agrava significativamente as condições de segurança contra incêndio, dado o afluxo de espectadores e respetivos veículos, ligeiros e pesados”.
“Optámos por uma requalificação integral em vez de uma mera intervenção paliativa que não ia resolver os problemas estruturais. Passaremos a contar com um pavilhão de futuro, adaptado às exigências desportivas e sociais e com todas as condições para continuar a ser um estímulo à atividade desportiva da comunidade”, referiu então o autarca.
Ricardo Rio lembrou que, em 20 anos, o pavilhão não tinha sido alvo de intervenção de fundo com vista à sua requalificação ou conservação, apresentando já uma notória degradação estrutural e funcional. Com a requalificação, a capacidade do pavilhão duplicou, passando de 430 lugares sentados para 854.