Até o sol de juntou à festa. Esta tarde, em Ouriz de S. Miguel, a Quinta Meireles, no Lugar de Boi Morto, foi palco de uma viagem pelas tradições minhotas. O evento, inserido na Rota das Colheitas, contou com desfolhada e malhada de milho, bem como o Festival da Broa e um merendeiro como manda a tradição.
Pelas 14h30, o milho começava a ser desfolhado. Foram chegando mais e mais pessoas, conhecidos e locais, ajudando no trabalho, como é costume. De seguida, vieram as concertinas animar os trabalhadores que foram fazendo pausas para um passo de dança.
Em meio a tanta animação, cantou-se e desfolhou-se e, em pouco tempo, os cestos enchiam-se de espigas amarelas. Não faltou, ainda, o milho-rei, com quase uma dezena de espigas de cor vermelha a dar alegria a quem as encontrou.
Enquanto se desfolhava, a cozinha enchia-se com as cozinheiras a preparar sardinhas fritas e pataniscas. Um pote negro apurava, ainda, o caldo.
O destaque vai, no entanto, para a broa de milho. Já com a massa pronta, cada pão foi formado, envolto em farinha e colocado no forno e lenha. Depois da reza, foi fechada a porta com mistura de terra e água.
Por esta altura, estava a desfolhada feita e começou a malhada, na qual todos tiveram a oportunidade de participar.
Terminado o trabalho árduo, a mesa foi posta com todas as iguarias e o convívio seguiu.
O momento teve organização da Associação, Cultural, Recreativa e Desportiva de Oriz S. Miguel e a animação segue pela noite, com concertinas.
ovilaverdense@gmail.com