PROTESTO

PROTESTO -

Bombeiros Sapadores terminam vigília em Braga

Os Bombeiros Sapadores decidiram terminar a vigília que estavam a fazer, há cerca de um mês e meio, no centro de Braga, à semelhança do que acontecia no Porto. Em Lisboa, o protesto vai continuar, mas no âmbito de uma greve dos trabalhadores do município.

“A decisão de terminar [a vigília] já tinha sido tomada, mas vemos com satisfação, e como sinal de boa-fé por parte do Governo, o anúncio desta manhã da convocação de uma reunião com o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores”, disse, em declarações aos jornalistas, um dos representantes do movimento que dinamizou o protesto, Paulo Carvalho.

Aqueles profissionais iniciaram em setembro vigílias no Porto, Braga e Lisboa para “chamar a atenção e alertar” para aquilo que consideram “ser justo”, que é “o reconhecimento da profissão como profissão de risco e desgaste rápido, a atribuição de um subsídio de risco digno e a revisão da tabela remuneratória”.

Sobre a reunião anunciada entre Governo e um dos sindicatos do setor, os sapadores encaram o gesto como “sendo de boa-fé” por parte do Governo, mas deixaram vários apelos: “Apelamos ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro, aos deputados que não se esqueçam de nos ajudar [quando o projeto de lei aprovado for discutido] na especialidade”.

“A promessa do Governo [foi] até ao primeiro trimestre de 2025 termos respostas às nossas solicitações. O Governo hoje abriu as portas a um sindicato para que dia 24 comecem negociações, um sinal de boa-fé (…) queremos acreditar na boa-fé do Governo”, disse Paulo Carvalho.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE